A ex-ministra de relações internacionais da Argentina, Susana Malcorra, avalia como uma “incógnita” a posição do governo Jair Bolsonaro em relação ao Mercosul. A ex-chanceler do governo Maurício Macri notou, porém, que há alguns sinais positivos que vieram da recente reunião entre os presidentes dos dois países.

continua após a publicidade

Susana Malcorra reconhece que há espaço para eventual revisão nos parâmetros do bloco. “Como instituição, creio que necessita de revisão no Mercosul, mas o problema é em que sentido seria essa revisão, se aprofundaria ou enfraqueceria a integração entre os países participantes”, enfatizou a ex-ministra da Argentina.

continua após a publicidade

Sobre a visão do governo Bolsonaro em relação às alianças e o mapa geopolítico da América Latina, a ex-chanceler disse que há no Brasil uma elite de inteligência do setor público e privado que conhece profundamente as mudanças e compreende a integração na região.

continua após a publicidade

“A pergunta é se estão usando ou não”, respondeu a ex-ministra da Argentina, acrescentando que sobre esse ponto não poderia comentar.

*A repórter viajou a convite do Santander Brasil