Supostos militantes do grupo extremista nigeriano Boko Haram atacaram, na manhã desta sexta-feira, uma vila no Chade que fica na margem do lago que tem o mesmo nome. O Lago Chade é cercado por Camarões, Níger, Nigéria e Chade. Trata-se do primeiro ato de violência contra o país vizinho, que é o que mais contribui militarmente para a força regional que combate o grupo terrorista.

continua após a publicidade

A ação aconteceu na vila de Ngouboua, segundo o coronel do Exército Azem Bermandoa. Não havia informações sobre quantos civis foram mortos durante o ataque, disse ele.

“Os homens se espalharam e o Exército está a procura deles”, disse Bermandoa à Associated Press por telefone.

O Boko Haram expandiu seus ataques contra países vizinhos na última semana, após ameaçar punir qualquer nação que contribuir na luta contra o grupo. Chade, Níger, Camarões e Benin prometeram enviar apoio militar, embora soldados chadianos já estejam lutando contra militantes do Boko Haram em territórios do Camarões e da Nigéria. A força multinacional para combater o grupo deve ser formada formalmente nas próximas semanas.

continua após a publicidade

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a vila de Ngouboua abriga cerca de 3.300 refugiados que fugiram dos ataques do Boko Haram na Nigéria. Fonte: Associated Press.