Após anos de atraso, o jato 787 Dreamliner, da Boeing, completou hoje sua viagem inaugural e pousou no Japão, onde será submetido a testes pela All Nippon Airways (ANA) nesta semana.
O 787 Dreamliner pousou no aeroporto de Haneda, em Tóquio, vindo de Seattle. Essa viagem inaugural significa para a ANA que o fim de uma longa espera está bem próximo. Os testes que serão realizados nesta semana antecedem o lançamento comercial da aeronave, mas a ANA só deve receber o primeiro 787 em agosto ou setembro.
A Boeing não conseguiu entregar o 787 na data inicialmente prevista, maio de 2008, e desde então postergou a data várias vezes, devido a problemas no desenvolvimento da aeronave.
O 787 Dreamliner é feito principalmente de fibra de carbono e outros materiais em vez do tradicional alumínio. Isso torna o avião 20% mais leve e também mais eficiente em termos de consumo de combustível, segundo a Boeing.
A empresa já recebeu encomendas de 835 Dreamliners, incluindo 55 da ANA, 50 da Qantas, 50 da United Continental Holdings e 35 da Japan Airlines.
As informações são da Associated Press.