Boca de urna: coalizão de Merkel perde eleição estadual

Os conservadores sofreram uma derrota contundente neste domingo na eleição no Estado mais populoso e um dos mais ricos da Alemanha, a Renânia do Norte-Westfália, de acordo com a boca de urna. O principal partido de oposição, o Social Democrata, e os verdes obtiveram uma vitória significativa, alimentando as especulações de que a esquerda pode derrubar a coalizão da chanceler da Angela Merkel nas eleições gerais do próximo ano.

A conservadora e de centro-direita União Democrática Cristã (CDU), de Merkel, não aparecia de fato como favorita para vencer o pleito. No entanto, o resultado foi pior do que alguém pudesse prever. O Partido Social Democrata recebeu 39% dos votos, uma alta ante os 34,5% em 2010, e os verdes obtiveram 12%, praticamente a mesma votação da eleição passada no Estado. Já a CDU caiu para 26%, ante 34,6% no último pleito, segundo boca de urna divulgada pela rede pública ARD.

Os Democratas Livres, um parceiro minoritário na coalizão de Merkel no governo nacional em Berlim, receberam 8,5%, alta ante os 6,7% em 2010. O Partido Pirata obteve 7,5% dos votos, colocando a legenda de ativistas na internet no caminho para Berlim em 2013. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo