Blogueiro denuncia greves de fome em Guantánamo

Um blogueiro cubano aliado ao governo de Raúl Castro afirmou que atualmente dez presos da base norte-americana de Guantánamo estão em greve de fome.

Em seu blog, Yohandry Fontana questionou, com ironia, se a greve vai ocupar espaço “na imprensa do Ocidente”, comparando a cobertura feita pela mídia de casos de greve de fome registrados na ilha.

Segundo o blogueiro, entre o grupo de 10 presos estão os “jornalistas independentes Olienny Valladares Capote e Adolfo Pablo Borraza Chaple”.

Ele também informou que as greves de fome tiveram início no último dia 2 de fevereiro como forma de reivindicar “direitos que gradualmente foram privados nos últimos três meses”.

O governo cubano tem sido criticado por outros países pela morte de Wilmar Villar Mendoza, que estava em greve de fome para protestar contra uma condenação.

Em viagem à ilha, a presidente Dilma Rousseff evitou condenar diretamente a questão dos direitos humanos em Cuba e afirmou que esse tema deve ser tratado em âmbito mundial, analisando inclusive as possíveis violações cometidas pelos Estados Unidos em Guantánamo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna