O chefe de governo da Itália, Silvio Berlusconi, declarou nesta terça-feira que “espera” para conhecer o trabalho do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua influência na resolução do conflito em Gaza. “Agora esperamos também a posição de Obama, que antes todo mundo idolatrava e agora se começa a ver…”, afirmou Berlusconi a jornalistas enquanto caminhava pelo centro de Roma.

continua após a publicidade

Questionado sobre a continuação da frase, o premier italiano respondeu: “É claro que é assim: era errado antes e é errado agora ter preocupações demais (sobre o trabalho Obama)”.

“É importante que (Obama) vá lá (na Casa Branca) e trabalhe”, prosseguiu. “Estou escrevendo para ele uma carta de felicitações”, revelou o premiê. “Faço realmente todos os cordiais votos de sucesso que posso, para que se saia bem e trabalhe bem com o time que colocou em campo e que me parece um time confiável”.

Questionado sobre o dia da posse, Berlusconi respondeu: “Não vou. Não fui à posse de [George W.] Bush e, além disso, eu sou um protagonista e não um coadjuvante”. Berlusconi já havia protagonizado uma situação polêmica após a eleição de Barack Obama, quando descreveu o presidente eleito dos EUA como “jovem, bonito e bronzeado”. Primeiro presidente negro dos EUA, Obama tomará posse em 20 de janeiro.

continua após a publicidade