Na bronca

Berlusconi critica rebaixamento da Itália pela S&P

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disse nesta terça-feira que a decisão da agência de classificação de risco Standard & Poor’s de rebaixar a nota da dívida soberana de curto e longo prazo da Itália de “A+/A-1+ para A/A-1” “não reflete a realidade do país”, que já se preparava para adotar medidas de estímulo ao crescimento, ao que se somaria a elevação de impostos e cortes nas despesas públicas.

“As avaliações da Standard & Poor’s parecem pautadas mais por histórias de jornal do que pela realidade, e sugerem ser negativamente influenciadas por considerações políticas”, disse Berlusconi em comunicado. O premiê acrescentou que seu governo já aprovou medidas para equilibrar o orçamento em 2013, e preparava medidas para estimular o crescimento da economia italiana, com previsão de dar frutos a curto e médio prazo.

A S&P justificou sua decisão alegando que a Itália sofre um enfraquecimento em suas perspectivas de crescimento econômico e também devido a seu nível da dívida pública maior que o esperado. A avaliação da S&P para a Itália ainda está cinco passos acima do “status junk”. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna