Ben Ali é condenado à revelia a 35 anos de prisão

O ex-ditador tunisiano Zine El Abidine Ben Ali e sua esposa foram condenados hoje a 35 anos de prisão por apropriação indébita de recursos públicos, decidiu hoje a Justiça do país africano. O casal foi julgado à revelia, na corte criminal de Túnis.

Além da sentença de reclusão, Ben Ali foi condenado pelo juiz Touhami Hafi a devolver aos cofres públicos quantia equivalente a 25 milhões de euros. A esposa de Ben Ali, Leila Trabelsi, foi condenada a restituir cerca de 20 milhões de euros ao erário.

Zine Ben Ali e Leila Trabelsi saíram da Tunísia às pressas e fugiram para a Arábia Saudita em 14 de janeiro, no desfecho de um levante popular que serviu de estopim para uma série de revoltas pelo Oriente Médio e o Norte da África.

Depois da fuga, uma quantia estimada em cerca de 19 milhões de euros em joias e dinheiro foi encontrada somente em um de seus palácios, o que deu origem ao processo contra o casal. Após a divulgação da sentença, o juiz Touhami Hafi ordenou recesso até 30 de junho para que a defesa do ex-ditador possa se preparar para uma segunda acusação que ainda não foi julgada. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna