Um barco superlotado afundou hoje no Congo, disseram testemunhas, deixando pelo menos 106 pessoas desaparecidas. O barco carregava passageiros e mercadorias pelo rio Kasai e afundou na província Kasai Ocidental. O prefeito da cidade onde aconteceu o desastre confirmou a informação, mas não deu mais detalhes.
Outro barco afundou no ano passado no mesmo rio, afluente do Rio Congo, matando 200 pessoas. Depois do acidente, investigadores descobriram que havia quatro vezes mais pessoas que a lista de passageiros informava e que os tripulantes haviam subornado funcionários locais para obter a permissão para sobrecarregar a embarcação.
O Congo tem sofrido com guerras civis desde o fim dos anos 90 e hoje tem apenas mil quilômetros de estradas asfaltadas, em um país com tamanho equivalente ao da Europa ocidental. O Rio Congo é então a única via de transporte que une o país. Barcaças o atravessam como se fossem vilas flutuantes lotadas com até duas mil pessoas, principalmente comerciantes e suas mercadorias.
Há apenas uma semana, autoridades congolesas afirmaram que pelo menos 72 pessoas estavam desaparecidas quando um barco afundou em um lago no leste do país. As informações são da Associated Press.