O Banco da França anunciou, nesta sexta-feira, sua estimativa de crescimento para a economia francesa em 0,1% no quarto trimestre. A projeção do banco central veio em linha com outras previsões, que sugerem que a segunda maior economia da zona do euro vai permanecer próxima a estagnação no último trimestre do ano.

continua após a publicidade

Mas as projeções da autoridade monetária francesa foram consistentemente positivas durante o ano. O banco chegou a estimar um crescimento de 0,2% no primeiro e no segundo trimestre, quando na verdade, a economia da França permaneceu estagnada em ambos os períodos.

Na sua pesquisa mensal, o Banco da França disse que o indicador de sentimento das empresas para indústria se manteve em 96 em outubro, enquanto que o sentimento em relação aos serviços subiu a 94 no mesmo mês, de 93 em setembro.

A produção industrial, segundo o banco central, subiu ligeiramente em outubro e deve registrar um aumento moderado em novembro. A atividade no setor de serviços também se firmou ligeiramente em outubro e deve repetir o feito neste mês. O setor de construção, que tem se mostrado o ponto fraco da economia francesa, permaneceu estável em outubro, com preços e emprego continuando a cair, afirmou o banco. Fonte: Market News International.

continua após a publicidade