Brasília – O banco central norte-americano, Federal Reserve (Fed), anunciou nesta terça-feira (11), em nota divulgada em seu site, que vai emprestar US$ 200 bilhões em títulos do Tesouro para aumentar a liquidez no mercado (facilidade em que um ativo é convertido em dinheiro que circula na economia). Os leilões serão realizados no período de 28 dias.
Outra ação anunciada pelo Fed é o aumento de trocas de moedas com o Banco Central Europeu e o Banco Nacional da Suíça. De acordo com o banco central americano, essas ações são complementares ao anúncio de injeção de recursos no sistema financeiro para amenizar a crise, feito na última sexta-feira (7).
Segundo o Federal Reserve, desde dezembro do ano passado, vários bancos centrais continuam a trabalhar juntos e a se consultar regularmente sobre pressões de liquidez. ?Pressões em alguns desses mercados voltaram a crescer recentemente?, diz a nota. A ação de hoje é conjunta com o Banco Central Europeu, o Banco Nacional da Suíça, o Banco do Canadá e o Banco da Inglaterra.
Recentemente, resultados da economia norte-americana, como a redução de 63 mil empregos no mês passado, reforçaram a percepção dos analistas de que o país está cada vez mais próximo da recessão.