O governo do Bahrein negou hoje os relatos segundo os quais há tanques da vizinha Arábia Saudita no país. “Não há tanques sauditas no Bahrein”, afirmou em comunicado o Ministério da Informação. A Pasta disse que os tanques identificados em reportagens da imprensa como cruzando a fronteira do país na noite de ontem eram do próprio Bahrein. Os equipamentos retornavam do Kuwait, onde haviam sido usados em um dia nacional de celebrações.
“Os tanques identificados na noite de segunda-feira eram bareinitas retornando das celebrações do Dia Nacional do Kuwait, onde militares de vários países aliados participaram no evento marcando a libertação do Kuwait em 1991”, afirma o comunicado. O jornal egípcio Al-Masry Al-Youm informou em seu site, na noite de ontem, que cerca de 30 tanques entraram no território do Bahrein, citando testemunhas.
Houve ontem um grande protesto no Bahrein, com manifestantes contrários ao governo bloqueando temporariamente o acesso ao Parlamento. O jornal egípcio afirmou que, na semana passada, houve rumores sobre supostas declarações de funcionários sauditas aos Estados Unidos, segundo as quais a Arábia Saudita estaria “pronta a intervir”, se necessário, no vizinho. Segundo o diário, haverá um novo protesto no Bahrein hoje. As informações são da Dow Jones.