A presidente chilena, Michelle Bachelet, anunciou nesta segunda-feira um pacote de medidas que inclui a entrega de até 1 milhão de pesos (US$ 1.470) para ajudar as vítimas do terremoto e do tsunami que afetaram o centro-norte do país. O terremoto de magnitude 8,3 atingiu o país na noite de quarta-feira. O tremor e o tsunami subsequente deixaram pelo menos 13 mortos, quatro desaparecidos e cerca de 9 mil pessoas afetadas, que perderam suas casas ou a fonte de trabalho, especialmente no caso dos pescadores.
Bachelet disse que os afetados pelo tsunami receberão 1 milhão de pesos, enquanto os afetados pelo terremoto ganharão metade disso. O terremoto foi sentido no centro do país e em cidades e localidades do norte mais próximas a Santiago, especialmente no porto de Coquimbo, em Illapel, Tongoy e Combarbalá, zonas próximas do epicentro do tremor.
“Nós sabemos que nenhuma medida compensa as perdas sofridas durante esta nova catástrofe natural, mas queremos que as pessoas saibam que o governo não os deixará sozinhos e vamos entregar apoio suficiente para que possam retornar a suas vidas normais”, disse a presidente. Bachelet disse que haverá subsídios para o emprego, o setor pesqueiro, o comércio e a infraestrutura do porto de Coquimbo. Fonte: Associated Press.