Avião militar norte-americano cai no Quirguistão

Um avião militar de abastecimento norte-americano caiu nesta sexta-feira no Quirguistão, informou o Ministério de Emergências do país. Não há informações sofre mortos ou feridos.

O país abriga uma base dos Estados Unidos que é usada para o transporte de tropas para o Afeganistão e para os KC-135, aviões tanque que abastecem os aviões no ar.

A aeronave caiu na tarde desta sexta-feira nas proximidades da vila de Chaldovar, cerca de 160 quilômetros a oeste da base aérea Manas, informou o Ministério em comunicado, que identificou o avião como um Boeing 707, avião civil que é a base do KC-135.

O avião se quebrou em três peças quando caiu numa área inabitada, disse Kuralbek Khamaliyev, chefe da região que inclui Chaldovar.

A base norte-americana no Quirguistão, chamada Centro de Trânsito em Manas, disse que não havia recebido informações. A base, que é adjacente ao Aeroporto Internacional de Manas, nas proximidades da capital Quiguiz de Bishkek, foi estabelecida em 2001 para dar apoio à campanha militar internacional no Afeganistão.

A base tem sido alvo de disputa entre os Estados Unidos e o Quirguistão. Em 2009, o governo norte-americano chegou a um acordo com o governo local para o uso da base em troca de US$ 60 milhões por ano.

Mas o contrato termina em junho de 2014 e os Estados Unidos querem manter a base além desta data para ajudar na retirada das tropas do Afeganistão. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo