Um avião de passageiros da Malaysia Airlines caiu na Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, informam agências internacionais de notícias. A queda foi confirmada por um conselheiro do Ministério do Interior ucraniano, informou a Associated Press. Segundo com a agência Interfax, a aeronave fazia o trajeto Amsterdã-Kuala Lumpur, com 280 passageiros e 15 tripulantes a bordo.
Um conselheiro do Ministério do Interior da Ucrânia disse que o avião foi derrubado. Anton Gerashenko escreveu em sua página no Facebook que o avião estava a uma altitude de 10 mil metros (33 mil pés) quando foi atingido, nesta quinta-feira, por um míssil disparado por lançador modelo Buk. O sistema Buk pode disparar mísseis a uma altitude de até 22 mil metros (72 mil pés).
Jornalistas da Associated Press viram um lançador semelhante nas proximidades da cidade de Snizhne, leste da Ucrânia, na manhã desta quinta-feira. A queda da aeronave foi confirmada pelo serviço de tráfego aéreo da Ucrânia. O primeiro-ministro ucraniano ordenou a criação de uma comissão especial para investigar a queda do avião. O governo ucraniano exige uma investigação internacional sobre o caso.
A empresa aérea informou, por meio de sua conta no microblog Twitter, que perdeu contato com a aeronave, que fazia o voo MH17, quando ela sobrevoava o espaço aéreo ucraniano. O avião fazia o trajeto Amsterdã-Kuala Lumpur. Fonte: Associated Press e Dow Jones Newswires.