Um avião de carga com equipamentos para os mantenedores de paz da União Africana na Somália pegou fogo e caiu nesta segunda-feira (9) no Lago Vitória, em Uganda, pouco depois de decolar. Todas as 11 pessoas a bordo¨morreram no acidente. As vítimas eram sete passageiros – três altos oficiais militares do Burundi, dois ugandenses, um indiano e um sul-africano – e os quatro russos da tripulação. Os dados foram divulgados pelo ministro da Informação de Uganda, Kabakumba Matsiko.
A aeronave Ilyushin 76 levava purificadores de água, tubulações e outros equipamentos para as tropas ugandenses que integram uma força da União Africana na Somália. As causas do acidente ainda não foram identificadas. Um porta-voz militar afirmou que uma testemunha viu o avião em chamas antes de cair no lago.
Uganda tem 600 soldados na força de mantenedores de paz na Somália, onde o fraco governo apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) enfrenta uma insurgência islâmica. As forças estrangeiras tem como suas atribuições fazer a segurança do aeroporto, de portos e dos principais prédios do governo, mas não dos civis somalis.