A Autoridade Palestina (AP) elogiou o discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Egito. O mandatário norte-americano falou sobre mudanças na política dos EUA para o Oriente Médio, com a intenção de evitar a desconfiança mútua, e defendeu a criação de um Estado palestino. Nabil Abu Rudeina, porta-voz do presidente da AP, Mahmoud Abbas, afirmou que se tratava de “um bom início” e avaliou a fala de Obama em Cairo como “clara e franca”.

continua após a publicidade

“Os comentários sobre a intolerável situação palestina é uma mensagem que Israel deve entender bem”, disse Rudeina. Em uma ruptura clara com seu antecessor, George W. Bush, Obama também criticou a recusa do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em parar de expandir os assentamentos judaicos na Cisjordânia. Os palestinos são contrários a essa expansão pois querem as terras como parte de seu futuro Estado independente.

O Hamas, grupo que controla a Faixa de Gaza e não reconhece o Estado de Israel, avaliou o discurso como mostra de uma “mudança palpável” na política externa norte-americana. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade