Um homem armado matou quatro pessoas hoje em um tiroteio em um shopping em Espoo, segunda maior cidade da Finlândia, segundo informações confirmadas pela polícia local. A polícia identificou o atirador como Ibrahim Shkupolli, de 43 anos, e disse que ele ainda estava à solta. O porta-voz da polícia finlandesa, Jurki Karlio, disse que uma mulher e três homens foram mortos a tiros em Espoo. Ele disse que todos os trens para o shopping foram paralisados para os trabalhos de busca da polícia. Segundo o porta-voz, “muitas centenas de pessoas” estavam dentro do shopping no momento do tiroteio.
Uma testemunha disse à rádio finlandesa Yle que um homem vestido de preto começou a atirar aleatoriamente contra as pessoas no segundo piso do shopping Sello. Outra testemunha que estava no local no momento do tiroteio disse que houve pânico quando o homem começou a atirar. “Havia muitas pessoas que estavam chorando e muitos vendedores estavam em pânico”, disse uma testemunha. “Parece que eles (a polícia) não pegaram o homem que estava atirando”, disse outra testemunha. “Ninguém sabe o que aconteceu.”
O shopping Sello, inaugurado em 2005, se autodefine como um dos maiores da região nórdica com mais de 170 lojas. A Finlândia, com uma população de 5,3 milhões de habitantes, tem uma estatística de 1,6 milhão de armas de fogo nas mãos de indivíduos e está entre os cinco países com maior taxa de porte de arma por civis no mundo.
Políticos, assistentes sociais e líderes religiosos vêm pedindo leis mais rigorosas para o porte de armas, mais vigilância em sites da internet e mais laços sociais no pequeno país nórdico, conhecido pela sua elevada taxa de suicídio, abuso de álcool e violência doméstica. Em setembro de 2008, um homem armado matou nove estudantes e um professor em uma escola de formação profissional antes de se matar na cidade de Kauhajoki e, em novembro de 2007, um estudante de 18 anos matou oito pessoas e se matou em uma escola secundária no sul da Finlândia.