Dezoito pessoas morreram em um atentado suicida registrado neste sábado em uma base da Otan no centro do Afeganistão, informou umA fonte oficial.
O terrorista detonou um veículo cheio de explosivos no centro militar, situado no distrito de Saidabad, na província de Wardak, e entre os mortos há dez civis, precisou o porta-voz do Governo provincial, Shaidullah Sahhid.
O ataque foi confirmado pelo tenente-general Messer Hagen, que indicou que a missão da Otan no Afeganistão (Isaf) abriu uma investigação para esclarecer as circunstâncias em que aconteceu a explosão.
Hagen admitiu que houve baixas nas fileiras do contingente internacional, mas evitou especificar um número.
Contatado pela Efe, um porta-voz talibã, Qari Mohammad Yousef Ahmadi, assumiu a autoria do atentado em nome do movimento insurgente, e assegurou que a explosão causou dez baixas nas fileiras americanas, “entre mortos e feridos”.
O atentado deste sábado é um dos piores contra as forças da Otan nos últimos meses no Afeganistão, e coincide com a remodelação do aparelho de segurança do Governo afegão devido ao aumento da violência no país.