Cinco policiais morreram e outros quatro ficaram feridos ontem à noite, na Colômbia, quando uma carga explosiva atingiu o caminhão em que eles estavam, segundo informações do general Orlando Páez, diretor de operações da polícia nacional. O atentado, supostamente arquitetado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), ocorreu em uma via na cidade de Doncello, no departamento (Estado) de Caquetá, sul do país.

continua após a publicidade

Havia 17 policiais no caminhão, dos quais oito saíram ilesos do incidente, ocorrido por volta das 19h (hora local). O general Páez atribui a explosão a possíveis membros da Frente 15, um braço das Farc. “colocaram um artefato explosivo, não sabemos até o momento em que quantidade, na passagem de um caminhão do esquadrão móvel dos carabineros que fazia patrulha nessa zona”, disse, por telefone.

Segundo dados do Ministério da Defesa, entre 1º de janeiro e 31 de agosto deste ano, pelo menos 121 policiais morreram na Colômbia, em vários incidentes. O número é similar ao registrado no mesmo período de 2009.

continua após a publicidade