Doze pessoas morreram ontem e hoje no Afeganistão devido a um atentado e confrontos com forças militares. Hoje, um ataque suicida com explosivos deixou nove mortos em um mercado lotado na região norte do país. Outras 30 pessoas se feriram na explosão, ocorrida no distrito de Khwaja Sabzposh, na província de Faryab. Aparentemente, o alvo do atentado era Rahmatullah Turkistani, líder do conselho provincial, segundo informações do chefe da polícia provincial.
Em outro caso de violência no país, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) informou que três soldados estrangeiros foram mortos – dois ontem e um hoje – em confrontos com insurgentes no sul do Afeganistão. Essa área é a principal base da insurgência do Taleban, ainda que os milicianos islamitas tenham expandido suas ações para o outrora pacífico norte afegão.
Já morreram 620 soldados estrangeiros na guerra afegã este ano, o maior número desde a invasão liderada pelos Estados Unidos no fim de 2001. Os EUA e a Otan mantêm mais de 150 mil soldados no Afeganistão combatendo a insurgência. As informações são da Dow Jones.