Ao menos seis pessoas morreram e outras 39 ficaram feridas após a explosão de um carro-bomba na região financeira do distrito de Sai Buri, na província tailandesa de Pattani, informam nesta sexta-feira as autoridades locais.
Segundo o relatório policial, a explosão aconteceu depois do meio-dia e causou a morte de vários civis, informou o jornal “The Nation”. A polícia também confirmou que mais de dez dos feridos se encontram em estado grave e que foram identificados pelo menos a cinco rebeldes.
Os ataques com armas leves, assassinatos e atentados com explosivos ocorrem quase diariamente nas províncias de Pattani, Narathiwat e Yala, apesar do envio de cerca de 40 mil soldados das forças de segurança e da declaração do estado de exceção.
Cerca de 5.300 pessoas morreram por causa da violência na região desde que o movimento separatista islâmico, formado por cinco grupos, retomou a luta armada, em janeiro de 2004.
Os insurgentes protestam pela discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias, que formavam o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.