Atentado deixa pelo menos 19 mortos no Afeganistão

Três suicidas explodiram veículos cheios de explosivos nesta quinta-feira, provocando a morte de pelo menos 19 pessoas. Os ataques quase simultâneos na província de Uruzgan foram os últimos episódios de violência no volátil sul do país desde a morte do meio-irmão do presidente Hamid Karzai, Ahmed Wali Karzai, na vizinha Kandahar.

O Taleban assumiu a responsabilidade pelos ataques, que tiveram como alvo a casa do governador, a central da polícia e um terceiro escritório usado por um conhecido funcionários de uma empresa de segurança privada na capital da província, Tarin Kot. Um porta-voz do Taleban, Qari Yousef Ahmadi, disse à Associated Press que seis suicidas participaram do ataque.

Relatos iniciais indicavam que foram sete explosões, mas não estava claro o que provocou as explosões, disse o porta-voz provincial Milad Ahmad Mudasir. O doutor Khan Agha Miakhail, diretor do hospital de Tarin Kot, disse que 19 pessoas, incluindo dez crianças, um policial e duas mulheres, morreram e que 37 pessoas ficaram feridas. O ataque aconteceu um dia depois de um suicida ter matado o prefeito de Kandahar, Ghulam Haider Hamidi. O Ministério do Interior do Afeganistão disse que 21 pessoas foram mortas e 38 feridas.

Também nesta quinta-feira, um soldado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi morto por uma bomba que estava à margem de uma estrada no leste afegão, elevando o número de tropas internacionais mortas no país para 45 neste mês, segundo contagem da AP.

Também no sul do Afeganistão, um policial e um civil foram motos quando a polícia trabalhava na detonação de bombas colocaras à beira de estradas em Lashkar Gah, capital da província de Helmand, informou Daud Ahmadi, porta-voz provincial. Moradores locais informaram a polícia sobre a localização da bomba. Depois que ela foi removida, uma segunda explodiu, disse ele. Outras duas pessoas ficaram feridas.

As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo