Ataques simultâneos deixam 12 mortos no Afeganistão

Supostos insurgentes atacaram hoje uma base norte-americana e três edifícios do governo do Afeganistão em ações praticamente simultâneas em duas cidades do país. Os atentados deixaram sete suspeitos e cinco agentes de segurança mortos, informaram autoridades locais. Os milicianos recorreram a ações suicidas, armas de fogo convencionais e foguetes para atacar quase simultaneamente a sede do governo, a sucursal do serviço secreto e uma delegacia em Gardez, no leste do Afeganistão.

O vice-governador de Gardez, Abdul Rahman Mangal, disse que no momento do ataque à sede do governo anciões tribais e funcionários locais haviam acabado de participar de uma reunião sobre a segurança para as eleições presidenciais de 20 de agosto. Já Ghulam Dastagir, subcomandante da polícia local, afirmou que três agentes foram mortos por um foguete disparado contra a sucursal do serviço secreto.

Um ataque suicida contra uma delegacia em Gardez matou dois policiais. Um foguete também foi lançado na direção da residência do governador. Além do homem-bomba, quatro supostos militantes foram mortos nos ataques à delegacia e ao complexo governamental, informou Zemeri Bashary, porta-voz do Ministério de Interior do Afeganistão.

Praticamente no mesmo horário, três supostos rebeldes tentaram atacar uma base dos Estados Unidos em Jalalabad, também no leste afegão. De acordo com o comandante da polícia local, Mohammad Ayub Salangi, dois suspeitos foram mortos. Zabiullah Mujahid, um porta-voz do Talebam afirmou que 15 militantes, todos eles levando consigo cinturões com explosivos, participaram dos ataques em Gardez.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna