Pelo menos 13 pessoas morreram e outras 36 ficaram feridas hoje em vários ataques no norte do Iraque, que vive o segundo dia da festa muçulmana do Sacrifício, informou à agência Efe uma fonte do Ministério do Interior.

continua após a publicidade

A explosão de uma bomba em um mercado popular em Al Maamel deixou pelo menos cinco mortos e 15 feridos, informou uma fonte da polícia iraquiana.
A bomba, escondida em um acostamento no mercado de Al Bauiya, provocou também grandes danos materiais em várias lojas e edifícios próximos, acrescentou a fonte.

Antes deste atentado, uma bomba explodiu sob um ônibus que transportava fiéis xiitas em Al Taji e causou a morte de cinco pessoas, além de ter deixado outras 12 feridas.

As vítimas eram iranianos que se dirigiam para Samarra, a 120 quilômetros ao norte de Bagdá, para visitar os mausoléus dos imãs Al Hadi e Al-Hassan al-Askari.
Outros dois civis morreram pela explosão de uma bomba perto de sua casa na cidade de Mossul, também no norte do país.

continua após a publicidade

Em outro incidente, um policial morreu por disparos de um grupo de homens armados em Hamam al Alil, a 25 quilômetros ao sul de Mossul, e outras duas pessoas ficaram feridas pela explosão de um carro-bomba na aldeia de Uret Jarab, a 20 quilômetros dessa mesma cidade.

Por fim, sete civis foram feridos após a detonação de um veículo carregado com explosivos nas proximidades da sede do Departamento para Assuntos Religiosos Xiitas, em Al Tuz.

continua após a publicidade