Cinco explosões ocorridas em Bagdá nesta quinta-feira mataram pelo menos 18 pessoas e deixaram 53 feridas. No noroeste da capital iraquiana, um carro estacionado explodiu da lado de fora de um restaurante lotado no bairro xiita de Shula, matando 13 pessoas e ferindo 37, informou a polícia.
Em outra parte da cidade, um carro explodiu perto da casa de Jamal-Din Mohammed, conselheiro do primeiro-ministro Nouri al-Maliki, matando um civil e ferindo quatro pessoas, dentre elas dois guardas que faziam a segurança da casa de Mohammed.
Na manhã desta quinta-feira, explosões atingiram as casas vizinhas de dois policiais da capital na província predominantemente sunita de Amariyah, matando duas pessoas e ferindo nove, dentre elas crianças. Um dos policiais morreu e o outro ficou ferido.
O quinto ataque teve como alvo uma patrulha policial da capital, matando um policial e ferindo três. Em Mosul, cerca de 360 quilômetros a noroeste de Bagdá, um major da polícia foi morto quando homens armados fizeram disparos contra seu carro.
Houve redução da violência no Iraque após os confrontos sectários ocorridos em 2006 e 2007, mas grupos insurgentes ainda realizam ataques contra forças de segurança e civis para prejudicar o governo, liderado por xiitas. As informações são da Associated Press.
