Ataque suicida mata 3 perto de igreja da Nigéria

Um suicida detonou um carro carregado de explosivos nos portões de uma igreja lotada neste domingo em Jos, no centro da Nigéria, matando três pessoas e ferindo dezenas, segundo lideranças da igreja. O ataque é o mais recente no país, que sofre uma onda com bombas e tiroteios quase diários, a maioria atribuídos à seita islamita Boko Haram.

“O suicida dirigia em alta velocidade, então houve uma grande explosão e tudo ficou preto”, afirmou a testemunha Ezekiel Gomos. A igreja de 800 lugares estava com 80% de lotação, segundo ele. A maioria das vítimas era de pessoas que chegavam atrasadas para a missa, segundo a fonte. “Se ele tivesse dirigido até o meio da igreja seria pior, mas Deus estava no controle”, disse Gomos.

Um porta-voz dos serviços de emergência da Nigéria, Yushau Shuaib, disse que três pessoas foram mortas e 38 ficaram feridas. Segundo lideranças da igreja, no total 50 pessoas ficaram feridas e recebiam tratamento em dois hospitais.

A cidade de Jos e seu entorno formam uma das áreas mais instáveis na Nigéria, com centenas de pessoas mortas em uma onda de ataques sectários entre grupos étnicos muçulmanos e cristãos, particularmente envolvendo disputas de terras. A violência aumenta na região central do país, que limita o norte de maioria muçulmana do sul de maioria cristã. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo