Pelo menos 41 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas nesta sexta-feira após um atentado suicida em frente a uma mesquita na província de Faryab, no noroeste afegão, durante a festa islâmica do sacrifício, informaram fontes oficiais à Agência Efe.
O ataque ocorreu às 9h25 locais (2h55 de Brasília) em frente à mesquita Eidgah, na cidade de Meymaneh, quando os cidadãos se reuniam para orar nesta importante festividade do calendário muçulmano.
Segundo explicou o vice-governador de Fidgah, Abdul Sappar, “no ataque morreram 41 pessoas, entre elas cinco crianças, e 60 ficaram feridas”. O porta-voz do Ministério do Interior afegão, Sediq Sidiqui, confirmou o atentado à Efe e detalhou à agência local “AIP” que “mais da metade das vítimas são membros do serviço de segurança”.
Várias fontes policiais e testemunhas oculares relataram à “AIP” que o atentado coincidiu com a chegada de várias autoridades dos Governos nacional e regional à mesquita.
Até o momento nenhuma organização reivindicou a autoria do atentado, embora os talibãs recorram com frequência aos ataques suicidas em sua luta para derrubar o Governo afegão e forçar as tropas internacionais a saírem do Afeganistão.