Ataque saudita matou 16 civis, dizem rebeldes do Iêmen

A Arábia Saudita realizou uma série de ataques aéreos na fronteira com o Iêmen. Dezesseis civis morreram e outros 19 ficaram feridos, segundo informações de rebeldes xiitas iemenitas. De acordo com o comunicado publicado na internet pelos rebeldes, as mortes ocorreram durante ao menos 25 ataques lançados desde ontem.

Os rebeldes xiitas, também conhecidos como Zaidis, disseram que vão sair do território saudita se a Arábia Saudita interromper os ataques a seus combatentes. A ofensiva começou depois que os rebeldes foram acusados de matar um guarda de fronteira e de terem ocupado duas vilas sauditas.

Um porta-voz dos Zaidisr disse que insurgentes também repeliram dois ataques em terra lançados hoje por forças iemenitas e sauditas contra suas posições na região de Harf Sufyan, província de Omran province, ao norte da capital do Iêmen.

“O ataque foi repelido e cinco tanques do Exército foram destruídos”, disse o porta-voz à agência “France Presse”, acrescentando que as tropas sauditas também atacaram Jebel Rumaih, na fronteira montanhosa, “sob a cobertura de intensa artilharia”.

“Mais uma vez o ataque fracassou”, disse o porta-voz que denunciou a realização das operações militares, apesar da proposta dos rebeldes por paz.

Os rebeldes iniciaram suas atividades em 2004. O governo iemenita lançou uma grande ofensiva em agosto para tentar encerrar a insurgência. Grupos humanitários dizem que mais de 150 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas.

As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo