Ataque rebelde deixa seis soldados mortos na Colômbia

Autoridades informaram que rebeldes de esquerda mataram na madrugada desta segunda-feira (9) seis soldados que patrulhavam um distrito rural do sudoeste da Colômbia. Segundo o chefe de segurança do departamento (Estado) de Cauca, Sebastián Silva, insurgentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) são os prováveis responsáveis pelo ataque. As tropas foram atacadas com granadas logo após a meia-noite de segunda-feira, enquanto descansavam.

Silva disse que eles estavam patrulhando a área próxima das cidades de Piendamo e Morales, onde os rebeldes frequentemente explodem torres de eletricidade. Pelo menos 28 soldados colombianos foram mortos em incidentes violentos neste ano, de acordo com um levantamento oficial. O chefe das Forças Armadas do país, general Freddy Padilla, disse na semana passada que 286 soldados colombianos foram mortos em ação no ano passado, quase a metade deles por minas antipessoais.

A senadora Piedad Córdoba divulgou hoje uma mensagem atribuída as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). No texto, as Farc afirmam que cumpriram sua palavra ao libertar seis reféns e dizem esperar que o “gesto” contribua para a chamada “troca humanitária”, de sequestrados por guerrilheiros presos.

Libertação de reféns

O pronunciamento de dois parágrafos foi divulgado na página da senadora na internet. Piedad faz parte de um movimento de ativistas e intelectuais chamado “Colombianos pela Paz”, surgido em 2008, que busca a libertação dos reféns. A senadora encabeçou na semana passada uma missão humanitária que recolheu em três etapas os reféns liberados pelos rebeldes. O último deles, o ex-deputado regional Sigifredo López, foi solto na quinta-feira, quando Piedad disse que os guerrilheiros entregaram a mensagem.

O presidente Álvaro Uribe afirmou no domingo que está disposto a realizar o intercâmbio. Porém ratificou sua exigência de que os insurgentes libertos não podem voltar a fazer parte das Farc, mas devem abandonar a luta armada.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna