Ataque não atrapalhará eleições afegãs, diz Casa Branca

A Casa Branca afirmou hoje que o ataque contra funcionários das Nações Unidas em Cabul é uma tentativa de atrapalhar o segundo turno das eleições presidenciais no Afeganistão. O porta-voz Robert Gibbs disse que a administração Barack Obama acredita que as tentativas de interferir na votação não terão sucesso. “A administração está confiante de que há recursos apropriados para se conduzir uma eleição”, afirmou o porta-voz. Ele ainda afirmou que não serão revistos os procedimentos de segurança por causa do atentado.

O presidente afegão, Hamid Karzai, e o ex-ministro das Relações Exteriores, Abdullah Abdullah, se enfrentarão em um segundo turno. A primeira votação foi manchada por centenas de denúncias de fraude. O porta-voz disse que Obama enviou suas condolências às vítimas do ataque, que matou pelo menos 12 pessoas, incluindo seis funcionários da ONU.

Obama avalia se envia mais tropas norte-americanas ao Afeganistão, como parte de uma reformulação na estratégia dos EUA na guerra. O porta-voz disse apenas “sim”, quando questionado sobre se o presidente demorará ainda “várias semanas” para decidir sobre o tema.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo