Um ataque combinado do Exército e da Força Aérea da Colômbia a acampamentos da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) deixou 18 insurgentes mortos e outros 13 capturados, segundo informou hoje o Ministério da Defesa. Em outro incidente, as Farc mataram um soldado e um jovem com menos de 18 anos.

continua após a publicidade

O Ministério da Defesa informou em comunicado que na manhã desta sexta-feira os militares atacaram dois acampamentos das Farc na zona rural do município de Vistahermosa, no departamento (estado) de Meta, 180 quilômetros ao sul de Bogotá.

Segundo o comunicado, os 18 guerrilheiros mortos e os 13 capturados faziam parte do fronte 43 das Farc, que é comandado pelo chefe Gener García Molina, de codinome “John 40”.

Na ação militar o exército apreendeu 18 fuzis. Mais cedo, foi informado que as Farc mataram um soldado e uma menor de idade na noite de ontem. “As vítimas estavam no campo esperando o ano-novo quando foram atacadas” relatou o general Henry William Torres, comandante da 9ª Brigada do exército na cidade de Neiva, departamento de Huila, 240 quilômetros ao sudoeste de Bogotá.

continua após a publicidade

Outras duas pessoas ficaram feridas no ataque. Segundo ele, às 23h50 de ontem, horário local, os guerrilheiros dispararam contra um grupo de pessoas que aguardava o Ano Novo e no tiroteio morreram o soldado e a menina de 14 anos.