Ataque mata quatro americanos e um britânico no Afeganistão

Uma bomba colocada à beira de uma estrada matou quatro soldados norte-americanos no sul do Afeganistão, a primeira morte de combatentes dos Estados Unidos no ano. Um militar britânico morreu durante uma patrulha a pé em outro local da mesma região, informou o Ministério da Defesa britânico.

Os insurgentes afegãos estão usando cada vez mais explosivos improvisados – também chamados de bombas de beira de estradas – em sua luta contra forças afegãs e internacionais. Das 304 mortes de militares norte-americanos no Afeganistão no ano passado, 129 foram causadas por esses artefatos, segundo contagem da Associated Press.

O Ministério da Defesa afegão disse que seus soldados mataram mais de dez combatentes do Taleban durante um confronto ocorrido ontem na província de Kunduz, norte do país, no distrito de Imam Sahib, que faz fronteira com o Tajiquistão. Um soldado ficou ferido.

Maconha

Hoje a Otan informou que a força militar conjunta descobriu um grande estoque de maconha e o entregou para a polícia a fim de que fosse destruído. A Otan disse que o estoque era de cerca de 800 metros cúbicos.

Enquanto os Estados Unidos e os países do Ocidente tentam ajudar o Afeganistão a combater suas plantações de papoula – o país é o principal produtor mundial de ópio – um número crescente de agricultores passaram a plantar maconha, que atrai menos atenção das autoridades.

O Ministério do Interior disse que 106 quilos de heroína foram descobertos ontem numa operação na província de Badakhshan e que 1.900 quilos de ópio foram incinerados na província de Helmand, em uma operação conjunta da polícia antinarcóticos e dos fuzileiros navais norte-americanos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna