Militantes emboscaram a polícia do Paquistão antes do amanhecer desta sexta-feira, causando um tiroteio que terminou com dois policiais e dois militantes mortos no sudoeste do país, segundo a polícia. Um policial e um militante também ficaram feridos durante o ataque na província do Baluquistão, fronteiriça com o Afeganistão e o Irã.
Um grupo de militantes atacou uma viatura na cidade de Mir Hasan, 360 quilômetros a sudeste da capital provincial de Quetta. “A polícia também abriu fogo, e os militantes fugiram após o encontro. Dois policiais morreram e um ficou ferido”, relatou o chefe de polícia distrital de Naseerabad, Saadullah Khetran. Dois militantes também morreram no confronto e seus corpos foram levados para um hospital local, disse Khetran.
A empobrecida província do Baluquistão enfrenta uma insurgência lançada pelas tribos étnicas Baluques, que desejam mais autonomia do governo federal e uma parcela maior dos lucros da riqueza com recursos de petróleo e gás natural da região. O Baluquistão também tem sido atingido por ataques atribuídos a militantes do Taleban. Já a sabotagem de gasodutos é uma marca dos ataques de nacionalistas rebeldes. As informações são da Dow Jones.