Militantes atacaram uma base da força aérea paquistanesa na cidade de Peshawar, no noroeste do país, matando pelo menos 17 pessoas nesta sexta-feira, incluindo um oficial, disseram fontes militares. O ataque ocorreu logo após o amanhecer, segundo as fontes.
De acordo com os militares, 13 dos agressores foram mortos pelas fontes de segurança na batalha que se seguiu. Alguns dos militantes entraram em uma mesquita, no momento em que as orações da manhã estavam para começar, e mataram 16 fiéis. Um capitão foi morto no tiroteio na base e pelo menos dez soldados ficaram feridos, segundo as fontes.
O local atacado fica perto da região tribal de Khyber, onde as forças paquistanesas realizam operações antiterrorismo. A base tem unidades residenciais e apoia outras instalações da força aérea paquistanesa, segundo as fontes, mas não é usada para operações de voo.
Havia militares realizando buscas na área, para encontrar os militantes foragidos. O Taleban no Paquistão reivindicou a autoria do ataque, dizendo que se tratava de uma resposta a operações paquistanesas contra o grupo extremista.
O campo Badaber foi construído no fim dos anos 1950, inicialmente como uma base de inteligência dos EUA. O Paquistão tomou o controle do local após os norte-americanos encerrarem suas operações ali, em 1969. Fonte: Dow Jones Newswires.