Um carro-bomba foi detonado neste sábado (17) nos arredores da embaixada da Alemanha e de uma base americana na capital do Afeganistão, Cabul, matando dois civis afegãos e deixando outros 23 feridos, segundo afirmaram autoridades. Sete americanos, incluindo seis soldados, também ficam feridos no ataque.
O grupo militante Taleban assumiu a responsabilidade pelo atentado e assinalou que o alvo do ataque eram os militares alemães.
A explosão, causada por um militante suicida, provocou um incêndio na sede diplomática alemã, que foi contido por soldados e bombeiros. Outro ataque, lançado hoje também por um militante suicida contra um comboio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da polícia afegã, causou a morte de um civil.
A Alemanha tem cerca de 3,2 mil soldados no Afeganistão, principalmente no norte do país, que é considerado mais pacífico que o leste e o sul.
Os Estados Unidos, por sua vez, têm 32 mil soldados em território afegão e pretendem enviar outros 30,000 ainda este ano para a região.