Militantes no noroeste do Paquistão atacaram nesta segunda-feira (1º) caminhões que levavam suprimentos para as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Duas pessoas morreram e vários veículos foram destruídos, segundo a polícia e testemunhas. O ataque ocorreu no terminal Faisal, de Peshawar.
A cidade passa por um aumento da violência nas últimas semanas. Foram mortos um motorista e um civil. Algo como 75% dos suprimentos para as forças ocidentais no Afeganistão passam pelo Paquistão.
Em outro ataque, pelo menos oito pessoas foram mortas e outras 40 ficaram feridas com a explosão de um carro-bomba num posto militar em Mingora, cidade do noroeste paquistanês, de acordo com informações de autoridades locais. Todos os mortos eram civis e um militar estava entre os feridos.
“O agressor estava tentando abordar o posto depois de furar a fila, mas o carro dele explodiu no caminho”, descreveu um oficial. A cidade de Mingora se localiza no Vale de Swat, região que tem sido alvo de uma violenta campanha de radicais islâmicos, liderados pelo clérigo Maulana Fazlullah. O clérigo tenta implantar um regime islâmico fundamentalista no vale.