Beirute, 07/01/2016 – Um caminhão-bomba matou pelo menos 40 pessoas em uma academia de polícia no oeste da Líbia nesta quinta-feira, informaram fontes dos setores de segurança e médico. A bomba causou danos estruturais no centro de recrutamento e treinamento na cidade de Zliten, 160 quilômetros a leste da capital do país, Trípoli. Algumas autoridades afirmaram que já havia 60 mortos e pelo menos 200 feridos.

continua após a publicidade

Uma autoridade do Hospital Zliten disse que o número de mortes deve aumentar. “É uma tragédia. Há mais de 40 corpos no hospital neste momento”, disse a fonte. “Alguns chegaram mortos, outros morreram na mesa de cirurgia.”

Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque. A explosão foi a maior de uma série de ataques ocorridos na região das cidades de Trípoli e Misrata, no momento em que a Organização das Nações Unidas trabalha para unir a Líbia sob o comando de um único governo.

Um acordo entre os membros de governos rivais foi firmado no mês passado, mas enfrenta oposição significativa de rivais no leste e no oeste. Há um prazo até o dia 16 para a formalização do pacto, porém ele pode ser adiado por questões de segurança.

continua após a publicidade

O Estado Islâmico, que controla a cidade costeira de Sirte, aproveitou nesta semana o vácuo de segurança no país para renovar seus ataques contra campos de petróleo no leste da Líbia. Na quinta-feira, sete campos permaneciam em chamas, em meio a confrontos em instalações de petróleo em Es Sider e Ras Lanuf. Fontes: Associated Press e Dow Jones Newswires.