mundo

Ataque com bomba no Paquistão deixa ao menos 16 mortos e 30 feridos

Ao menos 16 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas após um atentado a bomba na manhã desta sexta-feira, 12, horário local (noite de quinta-feira, pelo horário de Brasília), em Quetta, no Paquistão. O ataque ocorreu em um mercado a céu aberto da cidade de Quetta, no oeste do país.

Uma grande explosão atingiu o local na primeira hora da manhã, disse a polícia local. Um grande número de pessoas se encontravam no mercado de compras, uma vez que os caminhões carregados de frutas e verduras chegam de fora da cidade a esta hora do dia. Ainda segundo a polícia, a bomba caseira estava escondida em um saco de batatas.

A região onde o mercado se localiza é marcada por um grande número de moradores da minoria islâmica hazara. Dos 16 mortos, oito eram desse grupo étnico. O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, condenou o ataque em um comunicado. Ele ainda pediu que “os feridos recebam o melhor tratamento possível”.

Quetta, capital da província de Baluchistán, é uma das áreas com a maior presença de conflitos do Paquistão. Na província atuam grupos armados separatistas, facções talibans e grupos jihadistas.

A violência terrorista diminuiu notavelmente desde que o Exército lançou uma operação nas zonas tribais do noroeste em junho de 2014 e que mais tarde se expandiu para o resto do país. Nessa operação morreram 3.500 suspeitos de terrorismo, de acordo com dados do Exército não verificados de forma independente. (Com agências internacionais).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo