Ataque aéreo da Otan mata dois rebeldes na Líbia

Um ataque aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra um tanque militar perto da cidade petrolífera de Brega, no leste da Líbia, matou dois rebeldes e feriu dez, disseram hoje testemunhas e jornalistas da France Presse. “Foram os aviões da Otan. Eles dispararam duas vezes em nosso tanque”, disse o combatente rebelde Ali Sahli, de 41 anos. Um repórter da AFP em um hospital próximo de Ajdabiya, citando fontes médicas, afirmou que dois rebeldes morreram e dez ficaram feridos.

Os aviões de combate da Otan atacam as forças de Muamar Kadafi no entorno de Brega, onde os rebeldes não conseguem avançar para chegar até Trípoli e derrubar o ditador. No entanto, os rebeldes acusam a aliança de fracassar em sua missão de proteger os civis. Um porta-voz de um chefe rebelde disse que aviões da coalizão mataram 13 pessoas, quatro delas civis, em um ataque aéreo perto de Brega, em 1.º de abril.

O ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, disse hoje que agora é uma questão de como o regime de Kadafi cairá, pois o líder não é mais capaz de se sustentar no poder. “Além de proteger os civis, especialmente em Benghazi (principal cidade controlada pelos rebeldes), nós já desestabilizamos Kadafi”, afirmou. A coalizão internacional realiza ataques contra as forças de Kadafi com o objetivo declarado de impedi-las de atacar civis. A missão da Otan é amparada por uma resolução do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna