Homens armados abriram fogo ontem contra um ônibus de passageiros em Honduras, matando pelo menos oito pessoas, entre elas uma criança e dois bebês, segundo a polícia. O caso ocorreu na cidade de Catacamas, 200 quilômetros a leste da capital, Tegucigalpa. Segundo testemunhas, homens armados obrigaram que o ônibus parasse, porém o motorista seguiu adiante. Os homens então passaram a atirar no veículo com armas pesadas.
O ataque ocorre apenas três dias após uma bomba explodir em um ônibus de passageiros na capital da vizinha Guatemala, matando sete pessoas. O presidente guatemalteco, Álvaro Colom, condenou a explosão como um “ato terrorista” e atribuiu o ataque a grupos do crime organizado que operam na América Central.
Em Honduras, Guatemala e El Salvador, as quadrilhas do crime organizado, como a Mara 18, a Mara Salvatrucha e a M-19, operam impondo extorsões sobre parte da população, exigindo pagamentos como os chamados “impostos de guerra”, em troca de “proteção”. As informações são da Dow Jones.