Uma forte bomba explodiu neste sábado perto de um mercado e um restaurante em uma região tribal no nordeste do Paquistão, próxima da fronteira com o Afeganistão. O ataque aconteceu na área de Salarzai, na problemática região tribal de Bajur. Oito homens morreram e outras 10 pessoas ficaram feridas, segundo autoridades locais.
Segundo Israr Khan, uma autoridade do governo local, a bomba foi plantada dentro de um restaurante. O médico Mohammed Saeed afirmou que o hospital recebeu quatro corpos e quatro feridos, que morreram pouco depois. Os médicos também estão tratando de 10 feridos, alguns em condição crítica.
Salarzai fica a cerca de 50 quilômetros de Khar, que é a principal cidade de Bajur. A região é considerada uma fortaleza para os militantes e a violência continua imperando desde o ano passado, quando o exército afirmou que havia derrotado militantes do Taleban e da Al-Qaeda depois de mais de um ano de confrontos.
Ninguém reivindicou a autoria do ataque e os motivos ainda são desconhecidos. No passado o Taleban paquistanês já teve como alvo homens de áreas tribais porque eles reuniam forças de milícia para combater o Taleban em Bajur.
O novo ataque destaca a capacidade dos militantes de atingir homens de áreas tribais, que geralmente atuam junto com tropas do governo nas tentativas de encontrar insurgentes na região. As informações são da Associated Press.