Assintec: educação com respeito à diversidade religiosa e cultural

A Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec) fundada em 1973 para trabalhar com questões relacionadas ao Ensino Religioso Escolar, sofreu muitas transformações com o passar do tempo atendendo às demandas de cada período histórico.

Hoje, a Assintec tem como finalidade colaborar, na medida do solicitado, com as secretarias de Educação Municipais e Estadual do Paraná, na promoção do Ensino Religioso sem características proselitistas. Também se ocupa em promover encontros de diálogo inter-religioso, eventos que tratam de divulgar a arte e a espiritualidade das culturas religiosas diversas, que compõem o quadro plural da humanidade.

As diferentes representações religiosas que integram a Assintec disponibilizam informações fidedignas e de fontes primárias para a organização dos conteúdos e elaboração de material didático para o trabalho pedagógico na disciplina de Ensino Religioso.

Fazem parte desta entidade: Budismo Tibetano, Centro Ramakrishna Vedanta do Paraná, Judaísmo, Islamismo, ISKCON de Curitiba: Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Ecumênica da Religião de Deus: LBV, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Menonita, Igreja Messiânica Mundial do Brasil, Igreja Ortodoxa Ucraniana, Igreja Presbiteriana do Brasil, Religiões Afro-Brasileiras: Candomblé e Umbanda, Seicho-No-Ie do Brasil, URI, Brahma Kumaris.

A Assintec é uma entidade civil, livre, aberta, eqüitativa e democrática que reconhece o direito à liberdade religiosa de todo o ser humano, inclusive o seu direito a não professar qualquer religião. Trabalha contra todo o tipo de discriminação religiosa, objetiva que se cumpra no espaço escolar o que a Lei nº 9.475/97 prevê para o Ensino Religioso:

Art. 33 O ensino religioso, de matricula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

Cabe compreender aqui o termo proselitismo que remete ao fato de que qualquer tipo de propaganda religiosa, com o intuito de levar adeptos para esta ou aquela religião é atitude repudiada por lei. Assim, não cabe mais à escola realizar vivências de cunho religioso ou praticar qualquer tipo de atitude ou discurso discriminatório.

O trabalho pedagógico se fundamenta no conhecimento das diferentes manifestações do sagrado, ou seja, são os fenômenos religiosos pesquisados e desdobrados em conteúdos, sempre com a preocupação de tratar com o mesmo respeito a todas as Tradições Religiosas, Místicas e Filosóficas.

Como entidade civil a Assintec passou por três fases distintas. Na primeira a Assintec, que surgia como uma entidade ecumênica, buscava superar a catequese católica no espaço da escola pública. Na segunda fase de sua existência preconizava o trabalho com ênfase na vivência de valores humanos. Na terceira fase, que compreende seu momento atual, trabalha com o conhecimento religioso historicamente acumulado e vivido no contexto das Tradições Religiosas, Místicas e Filosóficas.

Compreender os avanços históricos dessa disciplina no contexto escolar é também lançar um olhar mais amplo sobre a constituição da sociedade brasileira, sobre os processos de humanização correspondentes às mudanças de comportamento que levam as pessoas a reelaborarem seus códigos mentais e posicionamentos face ao relacionamento com os outros, com os diferentes. Não é apenas um ditame legal, mas antes, uma necessidade de construção da cidadania fundamentada no respeito e direito às diferenças.

Para maiores informações sobre o Ensino Religioso consulte www.gper.com.br.

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