Argentina reconhece Palestina como Estado livre

O governo da Argentina anunciou hoje sua decisão de reconhecer a Palestina como Estado livre e independente. Segundo o chanceler Héctor Timermann, “a Argentina compartilha com seus sócios do Mercosul – Brasil, Paraguai e Uruguai – que é chegado o momento de reconhecer o Estado da Palestina como Estado livre, com o objetivo de favorecer a solução do conflito no Oriente Médio”.

Em anúncio realizado à imprensa hoje, Timermann ressaltou ainda que o reconhecimento à Palestina não implica uma inimizade com Israel. “A Argentina ratifica o direito de Israel de ser reconhecido por todos e de viver em paz e reafirma a amizade e a vigência do acordo comercial entre o Mercosul e Israel.”

A decisão argentina ocorre dias após o Brasil tomar a mesma decisão. Na sexta-feira, o Itamaraty anunciou que o governo brasileiro reconheceu o Estado palestino nas fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, em 1967. O pedido havia sido feito pelo presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em carta datada do dia 24 de novembro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo