Argentina e Uruguai entrarão em contato no próximo mês com empresas interessadas em investir e comprar a produção de uma fábrica de gás que será construída em parceria entre os dois países em Montevidéu, informou nesta quarta-feira (19) o ministro uruguaio da Indústria, Daniel Martínez.
"Espero que em abril seja feito o anúncio para quem quer investir na fábrica e comprar o gás que ela produzir", declarou o ministro ao jornal Últimas Notícias.
Martínez se reuniu dias atrás com o ministro argentino Julio de Vido para tratar sobre alguns pontos do projeto, e disse que "vimos mecanismos para acelerar o processo, por exemplo uma equipe mais atuante, de maior capacidade de decisão política".
A fábrica de gás irá se instalar nos arredores de Montevidéu, com um investimento total de US$ 1,5 bilhão, e terá uma capacidade de produção de 25 milhões de metros cúbicos diários. Estima-se que a obra poderá estar concluída em três ou quatro anos. A Petrobras demonstrou interesse em participar do projeto. A fábrica vai suprir a demanda de gás argentina, enquanto o Uruguai terá condições de exportar o excedente.