O gabinete da Arábia Saudita propôs nesta segunda-feira (9) um encontro entre produtores de petróleo e Estados consumidores para discutir a alta de preços e explorar maneiras substantivas de lidar com a questão, afirmou a Agência Saudita de Imprensa hoje. O possível encontro, contudo, não causou reação no mercado. O petróleo recua hoje – no início da tarde caía 1,20%, para US$ 136,88 por barril, no sistema eletrônico da Bolsa Mercantil de Nova York – em reação técnica depois do recorde de US$ 139,12 por barril atingido na sexta-feira.
Espera-se que o encontro proposto também envolva companhias engajadas com a produção, exportação e venda de petróleo, segundo a agência.
O gabinete disse que os atuais preços do petróleo não encontram justificativa nem nos dados nem nos fundamentos do mercado.
A Arábia Saudita está ciente das condições do mercado, tem estoques suficientes de petróleo e vai trabalhar com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e com outras nações produtoras para garantir a disponibilidade de fornecimento. As informações são da Dow Jones.