Após vulcão, tempestade se aproxima da Guatemala

Depois da erupção do vulcão Pacaya, no sul da Guatelama, que destruiu cerca de 800 casas e deixou 2 mil pessoas desabrigadas na quinta-feira, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos alertou para a formação na costa guatemalteca da tempestade tropical Agata, a primeira da temporada de furacões deste ano.

“Não há informações de situações de emergência, mas estamos monitorando os níveis dos rios e seguimos atentos”, disse o porta-voz da Coordenação Nacional para a Redução de Desastres do país, David de León. Ele informou que as chuvas mais fortes foram registradas na zona costeira em San José e Champerico.

Cerca de 2 mil pessoas permanecem em abrigos desde a erupção do vulcão, na quinta-feira. O Pacaya lançou areia e rochas sobre seis aldeias no seu entorno, deixando a Cidade da Guatemala, a cerca de 30 km do local, coberta de cinzas.

A previsão indica que a chuva deve continuar durante todo o fim de semana até a próxima quarta-feira. As fortes chuvas já arrastaram toneladas de areia que haviam sido depositadas nas ruas após a erupção do vulcão. As autoridades temem que as precipitações provoquem inundações no país.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo