Após desvio, navio com ajuda a Gaza para no Egito

Um navio líbio que transporta ajuda humanitária aos palestinos da Faixa de Gaza chegou ao porto egípcio de El-Arish nesta quarta-feira, depois de ter sido interceptado pela Marinha de Israel. O curso da embarcação foi desviado após ameaças dos militares israelenses caso a missão quisesse furar o bloqueio imposto ao território palestino.

Um funcionário do governo do Egito disse que o Amalthea, o barco líbio, chegou a El-Arish, cidade portuária egípcia ao sul da fronteira com Gaza, e começaria a descarregar os suprimentos. “Itens médicos e passageiros entrarão em Gaza através da passagem de Rafah, enquanto os alimentos entrarão por Awja”, disse o capitão Gamal Abdel Maqsoud, responsável pelo porto. Segundo ele, o Crescente Vermelho egípcio levará o carregamento a Gaza.

Ontem, a Marinha israelense interceptou o navio e ameaçou o atacar caso tentasse chegar a Gaza, mas os organizadores da missão insistiram em que rumariam para o território palestino mesmo assim. Em meio a versões conflitantes, aumentaram os temores de que poderia haver um conflito como o ocorrido no fim de maio entre militares de Israel e ativistas de uma flotilha turca, quando nove civis foram mortos pelos militares israelenses.

Hoje, porém, militares israelenses disseram que o capitão do Amalthea concordou em alterar a rota para El-Arish, onde os suprimentos seriam descarregados. Testemunhas a bordo do navio disseram que barcos de guerra de Israel impediam a realização de manobras que levassem a Gaza.

Youssef Sawani, diretor da fundação organizadora da viagem do navio, liderada pelo filho do líder líbio Muamar Kadafi, confirmou que o rumo da missão foi alterado por razões de segurança. “Seria inaceitável entrar em confronto e arriscar um derramamento de sangue. O objetivo do Amalthea foi alcançado sem violência e o resultado são ganhos para os palestinos de Gaza”, disse. As informações são de agências internacionais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna