O Programa Mundial de Alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU) informou que seu primeiro avião carregando itens humanitários a Mianmar chegou nesta quinta-feira (08) à nação asiática, pouco depois de receber autorização formal da junta militar que governa o país. Sob condição de anonimato, uma funcionária da ONU informou que um avião procedente da Itália aterrissou em Mianmar e que outras três aeronaves poderiam fazer o mesmo ainda nesta quinta.
Um desses aviões deverá deixar os Emirados Árabes Unidos com 44 toneladas de biscoitos de alto teor energético e outros itens de primeira necessidade. As outras duas aeronaves partirão de Daca, capital de Bangladesh.
Os aviões passaram os últimos dias em solo à espera de autorização do governo birmanês para que pudessem entregar a ajuda humanitária aos flagelados no isolado país do sudeste da Ásia.
A mídia estatal birmanesa confirma a morte de 22.980 pessoas. Até o momento, 42.119 pessoas são consideradas desaparecidas. Ontem, porém, uma diplomata americana em Mianmar especulou que o número de mortos poderia chegar a 100 mil.