Apoio a Hatoyama está em 71% no Japão

O índice de aprovação do recém-empossado primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, está em 71%, mostrou uma pesquisa do jornal “Yomiuri” divulgada hoje. Hatoyama assumiu há três semanas. A sondagem aponta, porém, que um escândalo sobre doações políticas pode causar problemas para o novo líder. Os eleitores não se mostram satisfeitos com a explicação dele para o caso.

Hatoyama admitiu em junho que havia dados incorretos em uma lista de doações feitas para ele por meio de um fundo político. Estavam entre os supostos doadores pessoas mortas e também outras que afirmaram nunca ter doado nada ao agora primeiro-ministro. O “Yomiuri” revelou que 71% dos japoneses não estão convencidos da explicação de Hatoyama para o problema, que colocou a culpa em um ex-funcionário. No fim de semana, a imprensa local informou que promotores de Tóquio já começaram a ouvir pessoas no caso.

O Partido Democrático do Japão (PDJ) de Hatoyama venceu as eleições do dia 30 de agosto, tirando do poder após cinco décadas quase ininterruptas o Partido Liberal Democrático (PLD). Na pesquisa divulgada hoje, o PLD aparece com apenas 17% de apoio, um recorde negativo. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna